Carnaval de Veneza

segunda-feira, 3 de março de 2014


Olá! Já que quase todos nós estamos no clima de carnaval, hoje irei falar um pouco sobre, porém sobre um carnaval um pouco diferente, o Carnaval de Veneza.

O carnaval de Veneza é diferente do nosso conhecido carnaval brasileiro, principalmente pelas roupas e o uso de máscaras, que é o elemento mais importante e característico dele. Há registros do século XI de festas que se prolongavam por até seis meses. Durante essa época, tornou-se tão comum o uso de máscaras que foi preciso criar leis para controlar sua utilização. Muitos criminosos se escondiam por trás delas para praticar assassinatos, estupros e roubos, e foram até proibidas no começo do século XVII, sendo realmente resgatadas do passado na década de 80. Antigamente era um "ritual" da burguesia para se misturar com o povo, hoje em dia é mais uma festa para os foliões se libertarem e assumirem o personagem que quiser.


























Os foliões invadem a cidade, principalmente a Praça de São Marcos. Já os considerados "ricos" fazem as festas com orquestra e bebidas caras em mansões e salões de hotéis luxuosos de Veneza. Há máscara para todo tipo de frequentador da festa, sendo das mais baratas até as mais caras, feitas com ouro e prata. A máscara mais famosa é a "bauta", que é uma simples máscara branca com um bico, sendo normalmente usada junto com um chapéu de três pontas. Eu considero o Carnaval de Veneza uma das festas mais lindas do mundo, espero ter a oportunidade de conhecê-la pessoalmente um dia. Espero que tenham gostado do post e até o próximo, e, para quem gosta, tenham um bom carnaval. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário